O domínio é a sua marca na Internet e o endereço que o seu visitante irá digitar no navegador para chegar até o seu Site, por isso é importantíssimo saber escolher o seu domínio corretamente, pois além de tudo ter um bom nome de domínio é importante também para um bom ranckeamento nos mecanismos de buscas.

Neste Artigo vamos dar algumas dicas de como escolher um bom Domínio para o seu Site. Vamos a eles.

Critérios para Escolher o Domínio do seu Site

Escolher um bom nome de domínio, ao contrário do que se imagina, não é uma tarefa fácil. Necessita muitas vezes de um estudo prévio do que as pessoas estão buscando na internet relacionados ao seu produto ou serviço.

Por isso apresentaremos a seguir alguns critérios para a escolha de um bom domínio para seu Site.

Marca x Ranckeamento

Muitas empresas costumam usar o seu nome de fantasia nos seus domínios. Essa prática é muito comum e até mesmo recomendada, pois trás a ideia de identidade ao Site e evitará que seus visitantes acabem indo para outras páginas por engano.

Em relação ao posicionamento nos mecanismos de busca essa prática poderá apresentar inicialmente perdas de posições para outras que tenham o seu nome de domínio “otimizado” para aquele tipo de negócio.

Nesse caso para as empresas que utilizam seus nomes em seus domínios essa perda poderá ser diminuída ou até mesmo eliminada através de uma boa aplicação das técnicas de SEO em suas páginas.

Uso de palavras chave relacionadas ao seu negócio

Outra prática muito utilizada e que tem apresentado ótimos resultados é o uso de palavras chaves no domínio. É necessário que se faça uma pesquisa das palavras chave que seu público utiliza em suas buscas e criar o seu nome de domínio baseado nestas palavras, desde que esteja intimamente relacionado ao seu produto ou serviço ofertado em sua página.

Keyword Planner é a ferramenta mais utilizada para pesquisa de palavras chave. Outra alternativa é o Ubbersuggest. Com elas você poderá descobrir quais são as palavras mais buscadas relacionadas ao seu negócio.

Tamanho do Domínio

Outro ponto importante é o tamanho do domínio. O ideal é que seja curto para facilitar a memorização e a linkagem, porém que possua sentido em sua escrita.

Ter o nome do domínio igual ao do Site também ajuda bastante na memorização do mesmo.

A facilidade de memorização e de escrita devem ter um peso grande na escolha do domínio.

O uso de hífens

O uso de hífens deve ser levado em conta se o seu domínio for pensado principalmente para os mecanismos de buscas, pois possibilitam uma melhor separação das palavras chave e, consequentemente, uma melhor renderização pelos mesmos. Também servem para diferenciar um domínio de outro já existente.

Por outro lado dificultará a sua memorização, a sua pronúncia verbal e facilitará os erros de digitação por parte dos usuários.

Como o foco sempre deve ser a facilidade de memorização e de escrita do domínio, o uso do hífen é uma prática não recomendada na grande maioria dos casos, porém nada impedirá o seu uso se este for extremamente necessário.

Extensões de Domínios: Qual usar?

Além da escolha do nome do domínio, outro fator de muita importância neste processo é da escolha da extensão do seu domínio. Existem diversos disponíveis conforme pode ser visto nesta lista.

Os mecanismos de busca levam muito em consideração a extensão do domínio na hora de ranckear um Site, por isso tenha cuidado ao escolher o seu. Procure utilizar extensões mais comuns em seu país. Aqui no Brasil são o “.com”, “.com.br”, “.org” (para órgãos governamentais), “.edu” (para órgãos educacionais) e “.net”.

Como consultar a disponibilidade de um Domínio

Em geral as empresas de hospedagens oferecem um campo de consulta do domínio desejado na hora da contratação da hospedagem, informando ao usuário se o mesmo encontra-se disponível ou não.

Também existem diversos Sites exclusivos para registros de domínios onde o usuário poderá consultar a disponibilidade do domínio desejado e, no caso de estar disponível, poderá ser feito o seu registro. Um dos mais utilizado aqui no Brasil é o registro.br.

Share

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *