Você já deve ter ouvido falar bastante deste tal de SEO, mas afinal o que é SEO? Por que é tão importante ter em seu Site? Neste artigo vamos apresentar uma introdução do que é SEO e os benefícios que trará para o seu Site.

O que é SEO?

SEO é a sigla do termo em inglês Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em uma tradução literária. É um conjunto de técnicas cujo objetivo é facilitar a localização do seu site pelos mecanismos de busca, como o Google, Bing, Yahoo, etc. Mas para que isso ocorra é necessário que o usuário faça uma busca digitando as palavras-chave utilizadas em seu site, fazendo com que o mesmo apareça nos resultados orgânicos dos buscadores. Veremos mais detalhes adiante.

Resultados orgânicos x Links patrocinados

O Google é sem sombra de dúvidas o buscador mais utilizado no mundo, então vamos utilizá-lo em nossos exemplos. O Google apresenta dois tipos de resultados quando realizamos uma busca em sua página: O orgânico e o pago (também chamado de links patrocinados).

Resultados orgânicos

Os resultados orgânicos são os resultados “normais” apresentados pelo Google a uma determinada busca e que não dependem de nenhum investimento financeiro para isso. Um bom posicionamento nos resultados orgânicos deve-se a um bom trabalho de SEO aliado a outros fatores como tempo de domínio, page rank, conteúdo de qualidade e etc. É um processo mais demorado porém de resultados duradouros.

Tráfego Pago (Links patrocinados)

É a forma mais rápida para que seu site apareça nas primeiras colocações do Google. É feita através de anúncios pagos que aparecem na parte superior e inferior dos resultados de busca (ver imagem acima) e a sua colocação nestes resultados vai depender da forma que o seu anúncio é criado e quanto você estará disposto a pagar por cada clique, já que a cobrança é feita por cada clique que seu anúncio receber.

É um método infinitamente mais caro do que um bom trabalho de SEO, porém gera tráfego imediato ao seu site e consequentemente conversões dependendo de qual seja o seu objetivo com tais anúncios (aumentar lista de e-mails, receber mais ligações, receber mais e-mails de contato, etc).

A aparição do seu site nas primeiras páginas ficará dependente dos seus anúncios, ou seja, a partir do momento que seus anúncios se encerrarem o seu site sairá automaticamente das primeiras posições que ocupava durante o decorrer dos anúncios.

As ferramentas mais utilizadas para criar anúncios de links patrocinados são o Google Adwords (Google) e o Facebook Ads (Facebook), mas também existem as ferramentas próprias para o Youtube, Yahoo, Bing, etc.

Como funciona o algoritmo de busca do Google

Os algoritmos utilizados pelos buscadores possuem duas finalidades principais: A primeira é rastrear os endereços existentes na internet, ou seja, os sites ativos naquele momento. A Segunda é exibir os resultados encontrados relevantes à busca na sua página.

Por se tratar de um processo totalmente automatizado é que se torna cada vez mais importante a aplicação das técnicas de SEO em suas páginas visando posicionar-se cada vez melhor nos resultados dos buscadores.

Então vamos ver quais são as técnicas de SEO mais utilizadas e como podemos aplicá-las em nossos projetos e subir nos resultados de busca.

Como aplicar o SEO no seu site

A aplicação de SEO em um site não se restringe apenas a um passo a passo com início e fim, trata-se de um processo contínuo. Abaixo iremos recomendar algumas aplicações iniciais de SEO que a sua página não poderá deixar de ter.

Definir as palavras chave

A palavra chave nada mais é do que o assunto do seu site, ou seja, o termo que você quer que faça com que o seu site seja encontrado pelos buscadores e deve ser colocado na tag title e nos títulos do site. É importante que você faça primeiramente uma pesquisa dos termos mais pesquisados relacionados ao seu nicho de mercado, e com essa informação em mãos escolher a melhor palavra chave para seu site. Não ultrapasse o limite de 70 caracteres.

Existem algumas ferramentas disponíveis para realizar a consulta de palavras chave e a mais utilizada é o Planejador de palavras chave do Google. Nele você poderá saber quais são os termos mais buscados pelos usuários e escolher aquele que se relaciona com o seu negócio. A ferramenta é gratuita e necessita de um cadastro no Google Adwords.

Meta description

A Meta Description é um trecho de código que inserimos dentro do código fonte do Site. Dentre todas as meta tags existentes a meta description é uma das mais relevantes se tratando de SEO. Nela é que informamos aos buscadores uma breve descrição do que o usuário verá no site.

É importante que o conteúdo da meta description esteja intimamente ligado ao que você apresentará no site sem ultrapassar o limite de 160 caracteres e sem esquecer de acrescentar a palavra chave do site a este conteúdo.

Tags Heading (h1, h2, h3…)

As tags Headings (ou cabeçalhos) são responsáveis pela marcação de títulos, subtítulos e pontos importantes em seu conteúdo e possuem uma importância ímpar no processo de SEO.

Obedeça sempre a hierarquia, onde o h1 será o resumo do que o usuário vai encontrar no seu conteúdo, o h2 deverá conter um subtítulo subsequente ao seu conteúdo e assim por diante. Não utilize mais de um h1 em cada página do Site.

É necessário definir bem tais títulos e subtítulos pois eles são os primeiros a serem indexados pelos buscadores, portanto alinhe bem as suas tags headings com o seu conteúdo e não esqueça de inserir as palavras chave nelas sempre que possível.

Conteúdo relevante e de qualidade

A qualidade do conteúdo é outro fator importantíssimo para se ter bons resultados de SEO. Procure criar conteúdos que estejam alinhados com o título, palavas chaves, tags heading e que auxilie o visitante a solucionar algum problema. Não economize nas palavras e na qualidade do seu conteúdo e a sua página ganhará importantes posições nos buscadores.

Densidade de palavras chave

Densidade de palavras chave refere-se ao quanto a sua palavra chave é repetida no decorrer do conteúdo. É recomendado que a repetição da palavra chave ocorra entre 2% a 5% do total do conteúdo, incluindo títulos e subtítulos.

Isso torna-se necessário pois o Google prioriza a experiência do usuário, pois uma quantidade muito grande de repetições da palavra chave comprometerá a leitura do conteúdo e será encarado pelo Google como uma tentativa de ludibriar o seu algoritmo apenas com o intuito de subir algumas posições nos resultados de busca, prática chamada de “black hat”.

Imagens

As imagens que utilizamos em nosso conteúdo também podem e devem ser otimizadas. Para isso devemos inserir sempre os seus respectivos títulos, que ajudarão os buscadores a entender o conteúdo daquela imagem e a sua relevância em relação ao restante do conteúdo da página.

 

URL amigável

Uma prática que se deve adotar é a utilização de URLs amigáveis. Elas servem para que o usuário possa identificar o título ou palavra chave da página que pretende visitar apenas visualizando o seu endereço (url), gerando assim maior confiabilidade.

Essa prática também é vista com bons olhos pelos buscadores pois facilitam a localização de páginas relevantes ao termo buscado antes mesmo de varrer o seu conteúdo, aumentando assim o seu ranqueamento e consequentemente a sua posição nos resultados de busca.

Exemplos:

  • URL não amigávelwww.meusite.com.br/p=123
  • URL amigávelwww.meusite.com.br/seo/criando-url-amigavel

Viu como é muito mais fácil encontrar o que você procura com uma url amigável? E é essa mesma percepção que os buscadores têm ao fazer as buscas por algum termo. Procure utilizar URLs curtas, pois as longas demais acabam dificultando o entendimento e poderá perder posições nos resultados da busca.

Link Building

Outro fator importante para se ter sucesso com SEO é o Link building. Consiste em criar links externos e internos com o intuito de adquirir relevância junto aos buscadores.

Entenda link interno como âncoras dentro da sua página que leve o usuário a outras páginas deste mesmo site, aumentando a permanência daquele usuário já que o tempo de permanência em um determinado site é fator positivo de ranqueamento do mesmo com os buscadores.

Links externos são links que deverão levar o usuário a uma página específica em outros sites. Estas páginas deverão ser relevantes ao conteúdo que você está fornecendo e que tais sites sejam relevantes para os buscadores.

Outro fator muito importante de link building é conseguir links de outros sites que apontem para o seu. Não é uma tarefa fácil porém terá um peso muito grande para a sua estratégia de SEO.

Sites responsivos

Um site responsivo é aquele que pode ser visualizado em diferentes dispositivos (como tablets e smartphones) e se adapta automaticamente a cada um deles. Como hoje em dia o acesso a sites por estes dispositivos aumentou espantosamente, os mesmos devem prover uma ótima experiência de navegação aos seus usuários.

E frente a isso o Google também alterou o seu algoritmo para, a partir de abril de 2015, dar prioridade em suas buscas a sites que sejam responsivos. Portanto ter um site responsivo também é uma prática muito importante de SEO.

Redes sociais

Facilitar a integração do seu site com as redes sociais também é uma ótima prática de SEO. A força das redes sociais é algo inegável e a sua utilização também é bem vista pelos buscadores, além de ser uma ótima fonte de tráfego para o seu site.

Sempre que possível disponibilize um botão de interação em suas páginas, como “Curtir”, “Compartilhar”, “Seguir”, entre outros.

Estes são alguns pontos importantes para uma boa aplicação das técnicas de SEO, porém novas técnicas vão surgindo e a nossa equipe da Tallent’s está sempre de olho para trazer os melhores resultados para os nossos projetos.

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Este artigo foi gentilmente cedido pelo blog Dicas de Web.

 

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